Maza Vision - Dez/2025
Olá! Como vai?
Chegamos ao final de 2025 em um ambiente econômico que exige cautela, fator que orienta as estratégias de investimento para 2026.
No Brasil, a Selic deve se manter em um patamar elevado, com uma política contracionista por período prolongado.
O país apresenta uma tendência de desinflação, monitorada pelas autoridades monetárias com foco na estabilização da economia. A bolsa reage a esse contexto, com oscilações influenciadas pelos dados econômicos e pelas expectativas dos investidores.
No ambiente internacional, o foco permanece nas tarifas de importação dos Estados Unidos e nos reflexos que elas geram para o cenário global.
Para compreender o comportamento recente do mercado e avaliar como alinhar suas estratégias, acompanhe este boletim elaborado pela equipe da Maza Invest!
Cenário nacional
Veja os destaques no Brasil até dezembro de 2025, segundo as análises da Maza Invest!
Taxa Selic deve permanecer estável em 2026
Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de 2025, em 9 e 10 de dezembro, a Selic, a taxa básica de juros da economia, foi mantida a 15% a.a. (ao ano).
A ata divulgada pelo Comitê indicou que a Selic não deve registrar cortes expressivos em 2026, contrariando parte das expectativas do mercado.
O texto indica uma prioridade para a redução da inflação, medida principalmente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Na visão da Maza, a postura do Copom reflete a avaliação de que o processo de desinflação requer tempo para se consolidar de forma consistente.
Existem também preocupações com o clima geopolítico, principalmente na América do Sul. As tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela podem gerar impactos indiretos sobre outros países da região.
O Governo norte-americano anunciou medidas de restrição ao setor petrolífero venezuelano, o que influenciou a percepção de risco e os preços do petróleo no mercado internacional.
Diante desse cenário, o que o Copom sinaliza é uma política contracionista por período bastante prolongado. O Boletim Focus de 12 de dezembro projetou a Selic em 12,13% a.a. em 2026.
Inflação mostra recuo
Outro dado importante do cenário de dezembro, alinhado à política monetária, é o recuo da inflação. A meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para o intervalo iniciado em janeiro de 2025 foi de 3% a.a., com tolerância de 1,5 p.p. (ponto percentual).
O Boletim Focus indicou a expectativa de que o IPCA encerre 2025 com variação acumulada de 4,36% a.a. Para 2026, a projeção é que ele feche em 4,10% a.a. e, em 2027, o mercado projeta um patamar de 3,8% a.a.
Bolsa brasileira reage a dados econômicos
No mercado de capitais, a última semana completa de negociações de 2025 foi marcada por movimentos intensos, em resposta aos dados econômicos divulgados no período.
O Ibovespa, principal índice da B3 — bolsa de valores brasileira —, registrou forte alta após a divulgação de dados que indicaram desaceleração da atividade econômica no país.
Em 15 de dezembro, o índice encerrou o pregão acima dos 162 mil pontos, com valorização de 1,07%. O desempenho positivo se manteve ao longo de toda a sessão e permitiu que o indicador recuperasse cerca de metade das perdas acumuladas desde o início de dezembro.
No entanto, o Ibovespa encerrou o dia seguinte abaixo dos 159 mil pontos, mostrando volatilidade diante das perspectivas da economia após a divulgação da ata do Copom.
Cenário internacional
No contexto internacional, os investidores seguem cautelosos diante dos dados recentes do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Em novembro, o emprego mostrou recuperação acima do esperado no setor privado, com criação líquida de vagas. O resultado vem após uma queda expressiva em outubro, fortemente influenciada por cortes no emprego público.
Ainda assim, a taxa de desemprego avançou para 4,6%, o maior nível em mais de quatro anos, em um contexto de revisão metodológica na coleta de dados.
O quadro segue ambíguo: enquanto parte dos indicadores aponta resiliência do mercado de trabalho, outros sinalizam desaceleração, especialmente no setor público.
Esse cenário é reforçado pelo impacto das tarifas de importação sobre preços e consumo, além da estagnação das vendas no varejo em outubro.
A leitura predominante é de incerteza, que se estende para o início de 2026 e segue influenciando o apetite ao risco, inclusive para ativos ligados ao Brasil.
Principais indicadores
Além de acompanhar os principais acontecimentos, é importante observar os indicadores econômicos, que reúnem informações capazes de auxiliar na tomada de decisão.
Confira os dados consolidados no período de 1º a 28 de novembro:

Estratégias da Maza Invest nesse cenário
Por conta do contexto que você conferiu, a Maza Invest pondera a necessidade de considerar a tendência de uma taxa de juros elevada por um período maior.
Nossas alocações estão alinhadas ao cenário atual, considerando a possibilidade de manutenção do custo de crédito em níveis elevados por um período mais prolongado.
A equipe também acompanha os movimentos associados ao ano eleitoral, de forma complementar, reconhecendo que esses fatores tendem a gerar efeitos pontuais nos mercados.
Observe o desempenho das carteiras da Maza em novembro:
- High Grade Liquidez: 1,05%, equivalente a 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário);
- High Grade Curto Prazo: 1,2%, representando 114% do CDI;
- High Yield: 1,25%, que corresponde a 117% do CDI.
Você sabia?
A Maza Invest atua com um modelo de remuneração fixa. Isso garante mais transparência na relação com o investidor, elimina incentivos ocultos e assegura que as decisões sejam tomadas com foco exclusivo nos seus objetivos, sem conflitos de interesses.
Como visto, ao longo de dezembro de 2025, o mercado foi marcado por eventos relevantes que reforçam a importância de um acompanhamento atento por parte do investidor. Eles influenciam o desempenho dos ativos, exigindo decisões bem fundamentadas e alinhadas a uma estratégia consistente.
Se você já investe conosco ou avalia essa possibilidade, a
Maza Invest
está pronta para ajudar na construção de uma estratégia alinhada ao seu perfil e aos seus objetivos.
Entre em contato!











