Entenda a estratégia de hedge em carteiras administradas!
Os movimentos do mercado podem surpreender até os investidores mais experientes, por isso, é necessário adotar medidas que reforcem a segurança do patrimônio. Entre essas soluções, está a estratégia de hedge, que visa reduzir impactos adversos e mitigar oscilações significativas ao longo do tempo.
Em muitos casos, a abordagem é complementada por investimentos alternativos, ampliando as possibilidades de diversificação e gestão de risco em períodos de maior volatilidade.
Se você deseja compreender como essa estratégia funciona, confira este artigo e descubra como o hedge atua em carteiras administradas!
O que é hedge e qual é a sua importância?
Hedge é uma estratégia voltada para reforçar a proteção da carteira, amplamente utilizada no mercado financeiro. Em tradução livre, o próprio termo remete à ideia de cerca ou proteção.
Dessa maneira, o hedge funciona como um mecanismo adicional para lidar com momentos de maior instabilidade no mercado. Ao adotar a estratégia, o investidor fortalece seu planejamento ao se preparar para cenários de alta volatilidade.
Como o hedge é aplicado em carteiras administradas?
A adoção dessa proteção ocorre por meio de instrumentos financeiros capazes de compensar eventuais perdas dos ativos mantidos na carteira.
Conheça os instrumentos financeiros mais utilizados para mitigação de riscos!
Opções
As opções são contratos que concedem ao seu titular o direito de comprar ou vender um ativo por uma cotação previamente definida em uma data futura. Desse modo, elas permitem estabelecer previamente o preço de compra ou venda do ativo, reduzindo o impacto de oscilações adversas.
Em carteiras administradas, é comum utilizar opções de venda para proteger posições que o investidor deseja manter no longo prazo.
Se houver uma desvalorização relevante, o direito de vender o ativo a um preço previamente definido ajuda a limitar parte do impacto negativo.
Contratos futuros
Os contratos futuros permitem se posicionar comprado ou vendido em relação à expectativa de preço de um índice ou ativo para uma data futura. Em carteiras com alta exposição à renda variável, existe a possibilidade de se posicionar vendido em contratos futuros de Ibovespa (Índice Bovespa) para compensar eventuais quedas do mercado.
Nesse exemplo, se o índice recuar em determinado dia, o prejuízo é descontado de quem está posicionado comprado e creditado para quem está posicionado vendido.
Nesse contexto, a operação no mercado futuro pode mitigar parte do impacto negativo da desvalorização de uma carteira muito exposta ao Ibovespa. Por outro lado, caso o mercado suba, o desempenho da carteira tende a compensar parte das perdas geradas pelas posições vendidas.
ETFs (Exchange Traded Fund)
Os ETFs, fundos negociados em bolsa que, no Brasil, replicam índices, também podem ser utilizados em uma estratégia de hedge. Para tanto, a gestão tem a opção de assumir operação vendida nas cotas de um fundo que tenha correlação negativa com a carteira administrada.
Se o portfólio apresentar queda e as cotas do ETF se valorizarem, é possível recomprá-las a preços mais baixos. Logo, existe a possibilidade de que o resultado dessa posição contribua para suavizar parte das perdas em períodos de maior volatilidade.
Como a Maza utiliza o hedge com estratégia?
A Maza incorpora o hedge como parte de uma estratégia estruturada, desenvolvida de forma independente e alinhada às necessidades do cliente.
Além disso, somos uma gestora autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e não temos vínculos com instituições financeiras ou modelos de remuneração baseados em comissionamento. Por essa razão, aplicamos o hedge de forma técnica e transparente, com processos isentos de conflitos de interesse.
A estratégia de hedge é uma ferramenta útil para quem busca complementar a gestão de risco do patrimônio. Em carteiras administradas, sua aplicação equilibra riscos e contribui para uma alocação mais equilibrada em períodos de volatilidade.
Quer contar com a Maza na gestão do seu patrimônio? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!











