O que são carteiras administradas com gestão ativa?
Muitos investidores optam por delegar o manejo de seus investimentos a profissionais especializados, buscando mais praticidade, segurança e eficiência na gestão do patrimônio. É nesse contexto que está a carteira administrada.
Ela é uma solução que permite investir com apoio técnico e decisões personalizadas, implementada por quem acompanha o mercado com estratégia. Nessa modalidade, um dos formatos que mais despertam interesse é aquele com gestão ativa — você sabe o que ela é?
Entenda melhor como a carteira administrada com gestão ativa funciona e quais são seus benefícios. Continue a leitura e confira!
O que é uma carteira administrada com gestão ativa?
A carteira administrada com gestão ativa é uma solução oferecida por gestoras de investimentos para quem deseja delegar a gestão do patrimônio a especialistas. Nesse modelo, os recursos do investidor são alocados em diferentes ativos conforme seus objetivos e sua tolerância ao risco.
O principal diferencial da carteira administrada com gestão ativa é a busca por retornos superiores ao mercado. Para tanto, os profissionais responsáveis realizam análises constantes, monitoram o cenário econômico e tomam decisões estratégicas de compra e venda de ativos com frequência.
Como ela funciona?
O processo para elaboração de uma carteira administrada com gestão ativa tem início com a avaliação do perfil do investidor, incluindo metas financeiras, prazos e preferências. A partir dessa análise, é construído um portfólio sob medida, com ativos que se alinham à estratégia definida.
Depois da montagem, os gestores seguem acompanhando o desempenho dos investimentos. Desse modo, eles realizam ajustes e rebalanceamentos de carteira sempre que necessário para melhorar os resultados ou proteger o capital.
Quais são os benefícios dessa estratégia?
Optar por uma carteira administrada com gestão ativa traz vantagens para quem busca mais eficiência na forma de investir. Tanto que a quantia administrada por gestores de patrimônio cresceu 8,9% em 2024 em relação a 2023 — totalizando R$ 498,5 bilhões.
Entre os motivos para aderir à estratégia está o fato de que o investidor não tem a necessidade de acompanhar as movimentações do mercado e não precisa tomar decisões por conta própria. Esse cenário poupa tempo e tende a reduzir as preocupações com os investimentos.
A diversificação também é uma característica importante desse modelo. Os gestores costumam distribuir os recursos entre diferentes tipos de ativos, setores e regiões, ajudando a reduzir os riscos e aumentar a consistência dos resultados ao longo do tempo.
Saiba que é essencial escolher uma gestora com boa reputação no mercado e estrutura adequada para conduzir esse tipo de estratégia com responsabilidade e transparência. Nesse contexto, a Maza oferece carteiras administradas com gestão ativa no Brasil e no exterior.
Assim, você pode obter suporte profissional com experiência de mercado e um serviço ajustado ao seu perfil e às suas necessidades. Porém, apesar de todos os benefícios, tenha em mente que todo investimento acompanha riscos.
Neste post, você entendeu o que é uma carteira administrada com gestão ativa e conheceu os benefícios da modalidade. Agora, é interessante analisar a possibilidade de aderir à estratégia e contar com a Maza para gerir os seus investimentos com confiança.
Quer ter nosso apoio para seus investimentos? Entre em contato e saiba como podemos ajudar você a investir melhor!




