Maza Vision - Junho/2025
Olá! Como vai?
O primeiro semestre de 2025 está próximo do fim e o cenário econômico segue incerto. Logo, quem investe precisa saber como agir para se proteger e não perder eventuais oportunidades.
Um novo acordo entre EUA e China promete aliviar a guerra tarifária entre as duas potências e diminuir a turbulência nos mercados globais.
No mercado doméstico, a inflação mostra sinais de enfraquecimento, mas não o suficiente para mudar as perspectivas dos juros no curto prazo.
Confira neste boletim, da Maza Invest, as principais notícias econômicas até junho de 2025 e os temas a que o investidor precisa ficar atento!
Cenário nacional
A economia brasileira segue encontrando dificuldades em reduzir suas taxas de juros e convergir a inflação para o centro da meta.
Confira as movimentações do período!
Brasil registra aumento de 257,5 mil postos de trabalho
Segundo dados do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o país criou 257,5 mil empregos formais em abril.
O número de pessoas contratadas atingiu 2.282.187, enquanto 2.024.659 deixaram seus empregos, resultando em um saldo positivo.
O dado superou a expectativa do mercado, que projetava a criação de 175 mil postos de trabalho para o mês.
Um mercado de trabalho aquecido tende a contribuir para o aumento da inflação — com chance de impedir um afrouxamento da política monetária no curto prazo.
Selic pode passar por novo aumento
Após o Copom (Comitê de Política Monetária) ter aumentado a taxa Selic para 14,75% em sua última reunião, o indicador pode ter uma nova alta em junho.
Embora o primeiro Boletim Focus de junho estime uma Selic estável ao longo do ano, muitos entendem que essa leitura perdeu força.
A razão é que o Governo tem enfrentado um impasse com parlamentares em relação às mudanças no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o que pode retardar um eventual equilíbrio fiscal.
Nesse sentido, a expectativa é que a taxa básica de juros possa chegar a 15% a.a. (ao ano) ainda em 2025 — um aumento de 0,25% p.p. (ponto percentual).
Inflação volta a cair
Pelo segundo mês consecutivo, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) — o medidor oficial da inflação — registrou queda.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o indicador fechou maio de 2025 em 0,26%, chegando a 5,32% no acumulado dos últimos 12 meses.
O grupo de alimentação e bebidas apresentou uma desaceleração significativa, passando de 0,82% em abril para 0,17% em maio.
Por outro lado, a área que teve maior aumento foi a de habitação, saindo de 0,14% em abril para 1,19% em maio — puxado pela alta de 3,62% na energia elétrica residencial.
Investimentos de destaque
Em decorrência dessas movimentações e da falta de consenso quanto à direção da política monetária, o posicionamento da Maza Invest não mudou em relação ao boletim anterior.
É esperado que os juros básicos prossigam na casa dos dois dígitos nos próximos 12 meses — e, mesmo com as recentes quedas do IPCA, um corte na Selic é pouco provável em 2025.
Nesse contexto, os investimentos de renda fixa continuam chamando a atenção de quem busca alternativas de baixo risco e um retorno com maior previsibilidade.
Cenário internacional
No cenário internacional, a inflação dos EUA — medida pelo CPI (Consumer Price Index) — registrou alta de 0,08% em maio, acelerando para 2,4% no acumulado de 12 meses. O resultado ficou abaixo das projeções do mercado, que estavam em 2,5%.
As tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, contra diversos países não causaram um grande aumento dos preços. O contexto sugere que há possibilidade de o Fed (Federal Reserve) manter as taxas de juros em 4,25% a 4,50% a.a. na próxima reunião, nos dias 17 e 18 de junho.
No começo de junho, EUA e China chegaram a um acordo que pode pôr fim à guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas do mundo.
Em um primeiro momento, ele permite que os EUA cobrem uma tarifa de 55% sobre produtos chineses importados, enquanto a China cobraria 10% sobre as importações estadunidenses.
Contudo, os dois lados têm até 10 de agosto para a formalização pelos respectivos presidentes. Caso contrário, as tarifas podem voltar a subir para 145% por parte dos EUA e 125% pelo lado chinês.
Principais indicadores
Depois de conferir os principais eventos dos mercados nacional e internacional até o começo de junho de 2025, vale acompanhar as movimentações dos indicadores no último mês.
Os dados de 1º a 30 de maio são:

Estratégias Maza Invest nesse cenário
Com poucas mudanças no cenário econômico nacional, nosso foco continua sendo a renda fixa, em especial os títulos pós-fixados indexados à Selic e ao CDI.
É importante destacar que o fundo Maza Low Vol FIC FIM foi alterado para a classificação FIC FIDC (Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios).
A mudança visa trazer vantagens aos nossos cotistas em relação à tributação, uma vez que o fundo não estará mais sujeito ao come-cotas.
A ausência do desconto semestral de imposto permite que o capital permaneça investido e rendendo por mais tempo, potencializando a sua rentabilidade.
Assim, a tributação do IR (Imposto de Renda) para o investidor pessoa física ocorre apenas no resgate das cotas. Para evitar confusões, o fundo passou a se chamar Maza Elephas Max FIC FIDC RL.
Confira as rentabilidades das estratégias da Maza de maio:
- High Grade Liquidez: 1,18%, equivalente a 103% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário);
- High Grade Curto Prazo: 1,28% — 112% do CDI;
- High Yield: 1,40% — 122% do CDI
Você sabia?
Aqui na Maza, não temos aquelas taxas escondidas, normalmente escritas em letras pequenas para passarem despercebidas. Com base no seu perfil, traçamos os objetivos e estudamos os caminhos específicos para você.
Neste boletim, você viu que o cenário econômico brasileiro e mundial continua incerto. Portanto, é preciso pensar em estratégias para proteger a sua carteira e evitar prejuízos financeiros, mantendo-se atento para não perder possíveis oportunidades.
Precisa de ajuda para investir com mais propriedade? Se você não é cliente Maza, entre em contato para receber o suporte de um time de profissionais qualificados!





